Tríduo em preparação à Jornada Mundial da Juventude

19-07-2013 14:19

A Jornada Mundial da Juventude vêm chegando cada vez mais próxima e durante essa semana (16 a 20 de julho) está acontecendo em todas as dioceses do Brasil a Semana Missionária. Para marcá-la também em nossa paróquia foi realizado um Tríduo em preparação, nos dias 16, 17 e 18. O ambiente foi preparado com carinho, com diversos símbolos que nos trazem presente a Jornada Mundial da Juventude e nos fazem refletir.

Na primeira noite, houve um Momento Penitencial. Com a encenação da parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32), deu-se início a reflexão sobre o perdão, o encontro com o próximo e o encontro com Deus. Foi um momento especial, em que todos tiveram a oportunidade de pedir perdão a Deus e se reconciliar, o que também foi simbolizado na troca do coração de pedras pelo coração de flores.

Na segunda noite do Tríduo, a encenação foi sobre Os dois alicerces (Mt 7,24-27) e refletimos sobre a Vivência da palavra. Foi feita uma pequena dinâmica em que todos foram divididos em grupos para montar alguns quebra-cabeças, os quais traziam a imagem do símbolo do coração da JMJ e no verso, traziam as seguintes palavras: Diálogo, Oração, Perdão e Amor; que são as bases de uma vivência cristã com o próximo. Os grupos também tiveram um momento para refletir, conversar e lembrar de algumas passagens bíblicas que estão relacionadas a algumas dessas palavras.

A última noite do tríduo, dia 18, começou com a encenação de Jesus e a mulher samaritana (Jo 4, 5-26). Logo em seguida, foi feito um momento muito especial de Adoração ao Santíssimo, para fechar o Tríduo com chave de ouro.

Os três dias foram momentos especiais de muita oração e alegria, de preparação e também já vivenciando a expectativa da Jornada Mundial da Juventude, que está cada vez mais próxima e se inicia já na próxima semana.

Equipe que pensou e preparou o Tríduo

>> Lerissa Kunzler

lerissa.kunzler@hotmail.com